PILOTO DE SÃO PAULO, GABRIEL BORTOLETO ASSUME LIDERANÇA DO MUNDIAL DE F-2
A 12ª etapa do Campeonato Mundial de F-2 terminou neste domingo, 15 de setembro. Competindo pela equipe Invicta Racing, com o suporte da McLaren F-1, o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto acumulou um quinto e um quarto lugar nas duas corridas em Baku, no Azerbaijão.
Com o resultado, o jovem de São Paulo assumiu a liderança da classificação, com um total de 169,5 pontos. Faltam, apenas, duas rodadas para o encerramento do calendário.
O fim de semana de Gabriel teve início ainda na sexta-feira, com o treino livre e a tomada de tempos. Bortoleto, com um carro que não apresentou em nenhum momento o desempenho impressionante visto na etapa de Monza, conseguiu a sexta melhor marca na sessão classificatória. Este resultado lhe garantiu a quinta posição para a largada da Sprint Race e, naturalmente, o sexto lugar, para a largada da Feature Race.
Diante de uma pista de rua extremamente desafiadora, Gabriel assumiu uma postura conservadora na largada da prova Sprint. Evitando ao máximo algum contato ele caiu para a oitava colocação, porém, seguiu no primeiro pelotão.
Com o passar das voltas o brasileiro conseguiu manter um bom ritmo, gerenciou ao máximo o desgaste dos pneus, porém, sempre esteve muito pressionado. A cinco voltas para o final um incidente provocou a entrada do safety-car que permaneceu na pista por duas voltas. Na relargada, de forma precisa, Gabriel conseguiu se posicionar muito bem, recuperou três posições e, mesmo após ter recebido um toque do estreante Christian Mansell, conseguiu cruzar a linha de chegada na quinta posição.
Com o resultado ele somou quatro pontos na classificação do Campeonato ficando a apenas 6,5 pontos do líder, o francês Isac Hadjar.
A Feature Race, disputada no domingo, começou com um grave acidente na largada. O carro de Kush Maini ficou parado no grid e acabou sendo atingido em cheio pelos carros de Oliver Goethe e Josep Maria Marti, este último, inclusive, capotou no meio da pista.
A corrida foi interrompida com bandeira vermelha e foram gastos quase 30 minutos para o reinício da prova. Diante do atraso a organização determinou que a corrida seria concluída por tempo e, no momento da relargada, faltavam 28 minutos para o fim. Gabriel conseguiu uma boa largada e pulou para a quinta colocação. Neste posto ele permaneceu até o momento das paradas de box. Em um bom trabalho a equipe Invicta o recolocou na pista na mesma posição. A esta altura faltavam ainda 17 minutos para o fim da prova e Bortoleto, então, passou a impor um ritmo mais forte. Ele superou Zane Maloney assumindo a quarta posição e deu início à perseguição do terceiro colocado.
Faltando 12 minutos para o fim da corrida ele estava à três segundos de Kimi Antonelli. Com uma sequência de voltas muito velozes Gabriel foi registrando seguidas voltas mais rápidas e, quando faltavam 4 minutos para o fim ele já estava a menos de um segundo do concorrente, o que lhe permitiria a abertura de DRS.
Um acidente ocasionou a entrada do Safety-Car que, desta forma, permaneceu na pista até a bandeirada final. Richard Verschor (HOL) venceu a prova seguido por Victor Martins (FRA) e Kimi Antonelli (ITA). Bortoleto confirmou a quarta colocação que, pelo número de voltas da corrida, valeu 10 pontos. O brasileiro levou ainda mais um ponto referente à volta mais rápida da corrida.
Com o resultado Gabriel Bortoleto é o líder do Campeonato Mundial de F-2, com 169,5 pontos, faltando apenas duas rodadas para o final. Isac Hadjar (FRA) é o segundo colocado com 165 e Zane Maloney (BAR) o terceiro, com 135.
O Campeonato Mundial de F-2 retoma as suas disputas no fim do mês de novembro. Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro o circuito de Lusail, no Catar, recebe a penúltima etapa da temporada.
Da redação, com Flávio Quick / Fotos: James Gasperotti