Smel/Novo Basquete vai disputar o Campeonato Paulista Adulto, com times no masculino e no feminino
As equipes masculina e feminina da Smel/Novo Basquete irão disputar o Campeonato Paulista 2025 de basquete adulto. A novidade foi divulgada nesta sexta-feira, 18 de julho, pela coordenadora das categorias de base do Novo Basquete, Fernanda Hartwig.
O time feminino vai disputar a competição na elite do basquete estadual. A equipe de Catanduva estará no Campeonato Paulista Divisão Especial. Já o time masculino vai disputar o Campeonato Paulista 1ª Divisão (uma divisão abaixo da Especial).
Segundo Fernanda, a Smel/Novo Basquete vai contar com apoio da iniciativa privada e, com isso, será possível contratar atletas profissionais de outras cidades, que já defenderam grandes equipes do Brasil.
Apoiam o projeto do Basquete Novo Catanduva as empresas Fecomerciarios, Tietê Agroindustrial, Florestana, Pacaembu, Merlim Brindes, Viiv Empreendimentos, Roller, Steelgymacademia, CPP Catanduva, MM Refeições e Sky News.
O Campeonato Paulista de Basquete 2025 será realizado de agosto a novembro deste ano.
“No basquete, o adulto é considerado acima de 23 anos. Temos vários bons atletas na categoria sub-23. Nosso objetivo é mesclar atletas sub-23 com atletas adultos”, explicou Fernanda.
Para disputar as competições, a ideia é contratar de 5 a 6 atletas acima de 23 anos. Os demais atletas do elenco serão jogadores que já fazem parte das categorias de base do Novo Basquete.
“Acreditamos que essa mistura trará bons frutos. Essa proposta de envolver a combinação de atletas jovens com atletas mais experientes já deu resultados positivos em diferentes equipes”, falou Fernanda Hartiwig.
Entre os contratados do time masculino, um jogador americado está nos planos do Novo Basquete. Como a contratação ainda não foi fechada, Fernanda optou por não revelar o nome do jogador.
SEDE DO BRASILEIRO – A coordenadora da base do Novo Basquete também informou que Catanduva será sede do Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino Sub-23.
A competição será realizada de 11 a 20 de setembro, com a participação das 11 principais equipes do basquete nacional.
O evento esportivo é promido pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e pela SMEL – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Catanduva.
Vale lembrar que em 2024 Catanduva sediou o Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino Sub-19 e o evento foi considerado um sucesso.
Na foto, equipe de base do Novo Basquete: ouro nos Jogos Regionais 2025 no basquete feminino.
Texto: Tiago Lotto / Foto: Divulgação