ESPORTESVolêi

Atleta de Birigui disputa a principal liga de vôlei da França

Aos 25 anos de idade, o atleta Victor Alexsander Almeida Cardoso, ou simplesmente Victor Birigui, está disputando a principal liga francesa de vôlei. Revelado na escolinha de vôlei da Prefeitura de Birigui, onde começou a treinar com 9 anos de idade, Victor joga como ponteiro e atualmente defende o Chaumont Volley-Ball 52, time profissional da cidade de Chaumont, interior da França.

Ainda jovem, após ser aprovado em avaliação no Sesi São Paulo, Victor deixou Birigui e passou a defender o time da capital paulista. Antes de se tornar profissional, passou por todas as categorias da base da Seleção Brasileira. Chegou a jogar no Itapetininga e no AVP do Mato Grosso do Sul, porém retornou ao Sesi, onde passou a ser atleta profissional.

Nas temporadas de 2020 e 2021 o ponteiro foi para a Itália, onde jogou pelo Vibo Valentia. Ele também já foi convocado para defender a Seleção Brasileira de Vôlei principal.

Após sua experiência na Itália, Victor retornou ao Brasil, novamente ao Sesi São Paulo. Após se destacar no time paulista, uma nova oportunidade surgiu na Europa. O atleta foi contratado pelo Chaumont e mudou para a França.

“Estamos disputando a principal liga do país e garantimos classificação para as quartas de final. Aqui os jogos são de quarta-feira e aos sábados”, falou Victor à reportagem do Universo Esportivo. O atleta biriguiense está entre os dez maiores pontuadores da liga francesa, que reúne atleta de vários países.

Em seu time, além dos atletas franceses, Victor Birigui joga com atletas da Argentina, Estados Unidos, República Tcheca, Croácia e Finlândia. O técnico é da Itália.

FAMÍLIA – Victor é o caçula de uma família que ama o vôlei. Seu pai, Gilmar Ferreira Cardoso, é ex-jogador e atualmente técnico da modalidade na Prefeitura de Birigui.

Já o irmão mais velho, Leonardo Almeida Cardoso, o Léo, também é atleta profissional, chegando a jogar na Espanha. Léo também jogou pelo Sesi e passou por vários times do Brasil. Ele também iniciou sua carreira ainda criança na Escolinha de Vôlei da Prefeitura de Birigui.