“Quero representar o Brasil na natação”, diz Valentina, atleta catanduvense de apenas 8 anos
Com apenas 8 anos, a atleta catanduvense Valentina Neves Bruschi, da categoria Mirim, conquistou destaque nacional na natação. A jovem é da equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a Smel Catanduva, que tem como técnica a professora Andrea Malfará.
Em abril deste ano, Valentina assumiu a liderança de sua categoria no Estado de São Paulo em piscina olímpica, com a marca de 37.7. Além disso, assumiu a terceira posição da categoria Mirim no Brasil.
Os excelentes resultados foram conquistados em Votuporanga, no Torneio Regional Pré-mirim a Sênior, da Federação Aquática Paulista (5ª Região São Paulo), realizado dia 27.
Em março, porém, a atleta de Catanduva já havia conquistado a melhor marca do Estado de São Paulo em piscina curta e a quarta melhor do Brasil em sua categoria.
“Quero fazer parte da seleção brasileira de natação. Mas antes quero ficar em Catanduva e ajudar a melhorar essa equipe, para que tenhamos condições de competir de igual para igual contra grandes equipes”, disse a jovem, que começou a nadar em 2022.
Bastante feliz com seus resultados, Valentina lembrou de todas as medalhas que já conquistou em sua curta carreira. “Eu ganhei 15 medalhas em competições da Federação Aquática Paulista, 24 medalhas na Liga Paulista de Natação e 7 medalhas em festivais”, falou, orgulhosa.
Segundo seu pai, Aristides Jacinto Bruschi, o Ari, a atleta é muito disciplinada e treina todos os dias. “A Valentina se diverte na natação e isso é importante. Ela não pode deixar de ser criança. Vamos continuar dando apoio e incentivo para ela”, comentou Ari.
Texto: Tiago Lotto / Foto: Divulgação