Piloto brasileiro Gabriel Bortoleto foi ao pódio no GP de Mônaco de F-2
O Campeonato Mundial de F-2 esteve no último fim de semana nas ruas de Monte Carlo, em Mônaco, onde pilotos e equipes voltaram a se enfrentar nas estreitas ruas do principado.
Vindo de uma etapa de grandes resultados em Ímola, na semana anterior, o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto chegou bastante animado e junto aos profissionais da equipe Invicta Racing trabalhou em busca dos melhores acertos.
Ciente de que o carro da Invicta não tinha o melhor conjunto de setup para a pista de Mônaco, Gabriel e seus engenheiros fizeram o possível na busca pela melhor posição na sessão classificatória.
Com a marca de 1m21s760, ele registrou o quinto melhor tempo no Grupo A, o que lhe rendeu a nona posição para a largada da Feature Race e o segundo lugar para a largada da Sprint.
PÓDIO – A corrida Sprint foi disputada na manhã do sábado (25). Bortoleto, após uma boa largada, quase conseguiu superar Taylor Barnard, que partiu em primeiro.
Sem espaço para fazer a primeira curva, o piloto brasileiro acabou recuando e se manteve no segundo posto. Gabriel pressionou seu concorrente por várias voltas a espera de um erro, porém, isso não aconteceu e, com 30 voltas completadas, o brasileiro recebeu a bandeirada de chegada na segunda colocação.
Na Feature Race, disputada na manhã de domingo, Gabriel partiu da quinta fila. Em mais uma boa largada o piloto brasileiro manteve-se na nona colocação e, mesmo diante de todos os desafios, conseguiu superar Denis Hauger pulando, assim, para o oitavo lugar.
Em uma prova com vários toques e intervenções do Safety-Car, o brasileiro de 19 anos se manteve na pista sem cometer erros e, ao final das 42 voltas, concluiu a corrida na oitava colocação.
Com os oito pontos conquistados na corrida de sábado e quatro pontos do domingo, Bortoleto soma, agora, 50 pontos na classificação geral. Ele ocupa a quinta colocação, a apenas seis pontos do quarto lugar.
“Saio de Mônaco com a sensação de dever cumprido. Desde o começo sabíamos que as características da pista não eram favoráveis para o nosso carro. Trabalhamos com inteligência e estratégia para acumular o maior número de pontos possíveis e, com isso, consegui me manter no Top5 do Campeonato”, comentou o piloto patrocinado pela McLaren, Banco BRB, Porto, Ebury, Snapdragon e Barthelemy.
Informações de Flávio Quick (Assessoria do piloto Gabriel Bortoleto) / Foto: James Gasperotti