Ex-bailarina vira maromba da musculação e aos 79 anos “esbanja” saúde
Ela é nascida em São Paulo, mora na Vila Mariana, é aposentada do Fórum, onde foi escrivã, e em setembro deste ano completará 80 anos de idade.
Até agora, tudo indica que estamos falando de uma mulher típica paulistana, considerada “normal”. Mas Silvia Masumoto é uma exceção, já que seu corpo, com 79 anos, aparenta ser um corpo de uma mulher de 40 anos.
Chegar aos 79 anos com uma saúde perfeita tem uma fórmula (pelo menos para Silvia deu certo). Ela optou pela melhoria de sua qualidade de vida: fez balé (por 30 anos), musculação (por vários anos sem personal), pilates (por 6 anos) e, já aposentada, passou a contar com um personal trainer na musculação.
“Quando eu estava fazendo pilates, com 68 anos de idade, meu segundo professor, o personal Tércio Mendes, me indicou fazer musculação, visando melhorar minha massa muscular. Passei a fazer pilates e musculação com o Tércio. Depois, com o ‘gosto’ pela musculação, deixei o pilates e segui os treinos na academia, sempre com o trabalho individualizado do Tércio.
Segundo Silvia, no início dos treinos com o personal, os encontros (treinamentos) ocorriam 2 vezes por semana. Depois de um tempo, passou a acontecer 3 vezes por semana. Hoje os treinos acontecem diariamente. “Não programamos nada, foi natural. Quando eu não treino, sinto muita falta”, frisou ela.
“Silvia é dedicada e se apaixonou pela ‘vida de maromba’. Sua idade não muda nada os treinamentos na academia, não há restrições. Podemos dizer que ela é uma vovó maromba e um exemplo a ser seguido”, disse Tércio à reportagem do site Universo Esportivo.
Formado em Educação Física, Tércio Mendes atende Silvia há 10 anos. Atualmente eles treinam na Smart Fit, a maior rede de academias da América Latina. Os treinamentos diários acontecem na Unidade da rua Cubatão, 184, na Vila Mariana, em São Paulo.
Silvia Masumoto é mãe de um casal de filhos e avó de duas meninas. Ela começou a fazer academia sem personal quando tinha 47 anos, logo após encerrar sua carreira de bailaria. “Sou formada em Balé Clássico pela Escola Municipal de Balé Clássico de São Paulo e o balé só me trouxe alegrias”, salientou.
Após encerrar a carreira com as sapatilhas, ela disse que procurou uma atividade física porque sempre foi “ativa” com o balé. A modalidade é extremamente saudável, já que queima calorias, aumenta a resistência física, fortalece os ossos e melhora a frequência cardíaca.
“Acredito que os 30 anos no balé me ajudaram a modelar meu corpo, mas esses músculos definidos só foram possíveis graças ao trabalho de um personal trainer que está ao seu lado, oferecendo um treino individualizado e personalizado”, comentou Silvia, que mostra sua imensa gratidão ao personal trainer que virou amigo: Tércio Mendes.
Além do personal trainer, Silvia é acompanhada por um cardiologista e médico do esporte, Dr. Bruno Sthefan, e por um ginecologista, Dr. Adamor Malheiros. O cardiologista e médico do esporte é o responsável por sua suplementação há 3 anos. Já o ginecologista cuida de seu equilíbrio hormonal há 1 ano.
A reportagem faz questão de destacar que Silvia não tem nenhum problema de saúde, nem mesmo pressão alta. Isso a diferencia da maioria dos idosos, que diariamente tomam remédios por diferentes problemas de saúde.
MENSAGEM – Silvia Masumoto deixou uma mensagem às mulheres leitoras do site. “As mulheres podem tudo. Apesar de já realizarem várias atividades, a sugestão é que elas não levem uma vida sedentária. Não precisa ser musculação, não precisa ser balé, o importante é fazer algo que melhore sua mente e seu corpo”.
“A mulher tem que se cuidar, ter momentos somente para ela. Quando você faz atividade física, a cabeça melhora, o corpo melhora, a saúde melhora”, completou a vovó maromba da Vila Mariana.
Texto e fotos: Tiago Lotto