ESPORTESFutebol

Catanduva recebe melhorias do Programa Gramado Paulista. Drone fez 1ª pulverização no Estádio Silvio Salles

Um drone sobrevoando o Estádio Municipal Silvio Salles, na cidade de Catanduva/SP, chamou a atenção dos moradores do bairro Jardim Soto (ou Vila Soto, como o bairro também é chamado) na tarde desta sexta-feira, 21 de junho.

Uma pulverização de fungicida ocorreu das 16h30 às 17h30 no gramado do estádio, onde ocorrem jogos do Catanduva Futebol Clube, do Grêmio Catanduvense e dos times amadores e das categorias de base de Catanduva e cidades vizinhas.

Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer (Smel) de Catanduva, Marco Braga, a ação é inédita e faz parte do Programa Gramado Paulista, que visa realizar melhorias e padronização dos gramados dos estádios dos clubes paulistas.

“São inúmeros os agentes causadores de doenças em gramados, com destaque para os fungos que são os maiores causadores de prejuízos aos nossos gramados de futebol. Nesta sexta-feira o drone da empresa catanduvense AgroVoo fez a pulverização de fungicida, que visa eliminar os fungos”, falou Braga.

De acordo com ele, os clubes de futebol da cidade e a administração municipal não tiveram gastos com esse trabalho, já que o programa é da Federação Paulista de Futebol (FPF) e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que arcaram com todas as despesas.

“As entidades mais importantes do futebol uniram forças para oferecer consultoria especializada em preparação e manutenção de gramados para mais de 50 estádios em todo o estado. A iniciativa visa orientar sobre serviços de preparação e manutenção de gramados, capacitando profissionais e proporcionando o monitoramento da qualidade dos campos”, explicou o secretário de Catanduva.

Braga disse que serão três aplicações de fungicida com o drone. A segunda aplicação será dia 28 de junho e a terceira no dia 5 de julho. Para realizar a pulverização, a FPF e a CBF enviaram um engenheiro agrônomo para analisar o gramado do Estádio Municipal Silvio Salles.

“Não é novidade que a FPF sempre elogiou o estado de conservação do nosso estádio, principalmente o gramado. Nosso objetivo é manter esse padrão e, com esse programa, melhorar ainda mais as condições do ‘tapete verde de Catanduva’. Com isso, os atletas terão mais segurança e poderão mostrar toda a qualidade do esporte que é a paixão do brasileiro”, completou Marco Braga.

O produto aplicado no gramado não oferece perigo ao ser humano. As atividades no local seguem normalmente.

Texto: Tiago Lotto / Foto: Divulgação