Técnico comandou três filhos nos Jogos Regionais e vôlei de Birigui ganhou medalha de ouro
O vôlei masculino de Birigui conquistou medalha de ouro nos Jogos Regionais 2024 e quatro integrantes da mesma família fizeram parte do elenco. A família biriguiense Cardoso contou com pai (e técnico) e três irmãos no time.
Birigui competiu na 6ª Região Desportiva do Estado de São Paulo. Os jogos foram em Araçatuba, de 17 a 27 de julho. A final, ou seja, a disputa da medalha de ouro, foi contra o time da casa. Birigui e Araçatuba chegaram invictos na decisão e Birigui venceu por 3 sets a 2.
Fizeram parte do time campeão os irmãos Gilmarcio (31 anos), Leonardo (27) e Victor (25), Renato, Jonathan, Otávio, Marcão, Gabriel Rússian, Marcos, Jeferson, Alan, Danilo Ribeiro, Luis Henrique e Carlos Henrique. O time tem como técnico o professor de vôlei da Prefeitura de Birigui, Gilmar Cardoso, e o auxiliar técnico Adilson Sposo.
“O vôlei masculino de Birigui não vencia os Jogos Regionais há 23 anos. Que honra e alegria conquistar a medalha de ouro e, ainda, contar com meus três filhos em quadra”, disse o técnico Gilmar, de 54 anos.
Nos Jogos Regionais de 2014, na cidade de Penápolis, Gilmar, com 44 anos na época, disputou a competição como atleta e jogou ao lado dos filhos Gilmarcio e Victor.
“O ‘quarteto’ junto, na mesma competição, foi a primeira vez. E ainda bem que foi com título”, disse o técnico à reportagem do site Universo Esportivo.
FAMÍLIA QUE RESPIRA VÔLEI
Desde jovem, Gilmar Cardoso tem um amor pelo vôlei. Ele foi atleta profissional e defendeu times do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Jogava como ponteiro.
Depois de encerrar a carreira de atleta, em Birigui, fez todos os cursos para ser técnico. Após ser aprovado em concurso, passou a ser técnico de vôlei da Prefeitura de Birigui, seu emprego atual.
Seus três filhos seguiram a carreira do pai e, por incrível que pareça, na mesma posição: são ponteiros. Dois deles foram atletas profissionais (Gilmarcio e Leonardo) e o mais novo, Victor, ainda joga. Atualmente está no Galatasaray, da Turquia.
Conhecido como Victor Birigui, o ponteiro também já jogou na França e na Itália. No Brasil, seu principal time foi o Sesi/SP. Passou por todas as categorias de base da seleção brasileira de vôlei, até ser convocado para a seleção principal.
Texto: Tiago Lotto / Fotos: Divulgação
Na foto abaixo, os irmãos Gilmarcio, Leonardo e Victor.