Fluminense e Red Bull Bragantino enviaram observadores até Catanduva, em evento da Escola Bola na Rede
O Fluminense e o Red Bull Bragantino enviaram para Catanduva, interior de São Paulo, observadores técnicos que avaliaram atletas da Escola Bola na Rede. Neste domingo, 29 de setembro, um ‘peneirão’ ocorreu no Campo da Lorensid, onde a Bola na Rede realiza seus treinos.
A avaliação técnica faz parte das comemorações de 30 anos da Bola na Rede. Foram avaliados cerca de 200 atletas, das categorias sub-8 até o sub-16. A chamada peneira é a primeira fase da ‘seleção’. Caso seja aprovado pelos observadores, o atleta passará por avaliação no CT (Centro de Treinamento) do clube, onde ficará por sete dias.
Tradicional no interior paulista, a Escola Bola na Rede, que oferece futebol de campo e futsal, já revelou vários atletas que seguiram carreira profissional. Entre eles, o atual meia do Internacional de Porto Alegre, Allan Patrick, e o ex-jogador Wesley Beltrame, meia atacante com passagens pelo Palmeiras, Santos e São Paulo. Ambos jogaram no exterior e iniciaram na escola de Catanduva.
Pelo Fluminense, esteve na avaliação o professor Leiva Duarte. Já pelo Red Bull Bragantino, esteve em Catanduva o observador João Volpini de Barros.
“A Bola na Rede já tem uma estrutura, já conta com profissionais que oferecem a iniciação. Isso facilita o nosso trabalho”, disse João, do Red Bull.
Segundo Leiva, as principais características analisadas nos atletas do ‘peneirão’ são habilidade, raciocínio, posicionamento e liderança. “São etapas a serem vencidas. Aqui eles jogam entre atletas da mesma escola. Os aprovados passarão por uma segunda fase, já com atletas que estão no clube”, explicou o observador técnico do Fluminense.
OUTRAS PENEIRAS – De acordo com o professor Rodrigo Lé, técnico da Escola Bola na Rede, outros clubes mostraram interesse em enviar observadores para Catanduva.
“Como não tinham agenda para essa primeira avaliação, iremos agendar uma segunda observação. Em breve iremos divulgar a data e quais clubes virão na peneira”, disse Lé à reportagem do Universo Esportivo.
Além de Rodrigo Lé, trabalharam na equipe do Peneirão de 30 anos da Bola na Rede os professores Carlos Seruti, Valmar Andrade, Natália Lé Andrade, Célia Lé, Paulo Lé e Lucas Nogueira.
Texto e fotos: Tiago Lotto