PELA PRIMEIRA VEZ: Brasil perde para o Japão e Cabo Verde vai disputar uma Copa do Mundo de Futebol
Outubro de 2025 ficará para a história do futebol. Nesta terça-feira, dia 14, o Brasil sofreu sua primeira derrota na história contra o Japão. O time brasileiro vencia por 2×0 e, no segundo tempo, o Japão fez a virada história, vencendo por 3×2. Já na segunda-feira, dia 13, a seleção de Cabo Verde conquistou pela primeira vez na história vaga na Copa do Mundo FIFA 2026.
Em amistoso disputado no Ajinomoto Stadium, em Tóquio, o Brasil abriu com Paulo Henrique e, depis, com Gabriel Martinelli. O primeiro tempo terminou 2 x 0. Na segunda etapa, Minamino, Nakamura e Ueda marcaram os gols dos japoneses.
A Seleção entrou em campo com oito mudanças em relação ao time que goleou a Coreia do Sul. Apenas Bruno Guimarães, Casemiro e Vinícius Júnior foram mantidos na equipe, que, apesar das alterações, fez um ótimo primeiro tempo, construindo uma confortável vantagem.
No segundo tempo, entretanto, os japoneses foram mais eficientes, sabendo aproveitar as falhas do sistema defensivo brasileiro. Assim, chegaram ao empate e, posteriormente, à improvável vitória inédita sobre a Seleção Brasileira.
CABO VERDE NA COPA
Cabo Verde vai disputar a Copa do Mundo Fifa pela primeira vez. A seleção africana venceu Essuatíni por 3 a 0, nesta segunda-feira (13), e garantiu a vaga inédita para o torneio, que acontecerá nos Estados Unidos, México e Canadá em 2026.
A classificação é um feito e tanto para o país, formado por um conjunto de ilhas na costa ocidental da África, com população menor do que 21 das 27 cidades que são capitais no Brasil.
Pouco mais de 500 mil pessoas vivem em Cabo Verde, um dos nove países do mundo que têm o português como idioma oficial.
A seleção de Cabo Verde fez história Eliminatórias Africanas. O país liderou o Grupo D, com 23 pontos, conquistados em sete vitórias, dois empates e uma derrota. A campanha deixou para trás Camarões, uma gigante do futebol no continente, e Angola, que já disputou Copa do Mundo.
O duelo mais marcante aconteceu em setembro, justamente contra Camarões, em que Cabo Verde venceu em casa por 1 a 0. Os torcedores não se aguentaram de felicidade e invadiram o gramado para comemorar. O gol histórico foi marcado por Dailon Livramento.
22 seleções já estão garantidas na Copa do Mundo 2026: Canadá, México, Estados Unidos, Argentina, Irã, Japão, Nova Zelândia, Jordânia, Uzbequistão, Coreia do Sul, Austrália, Brasil, Equador, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia, Gana e Cabo Verde. A Copa terá, no total, 48 seleções.
Da redação – Universo Esportivo
Foto: Instagram da CBF