ESPORTESFutebol

Em Catanduva, torcedores do Flamengo uniram forças em duas finais seguidas; encontros são marcados no “grupo do zap-zap”

Quem gosta de futebol sabe que o Flamengo é o time brasileiro com o maior número de torcedores no país. É uma coisa de louco: em cada canto do Brasil você encontra um torcedor do Flamengo. “Flamenguista é igual padaria, em toda cidade do Brasil têm”, brinca o jornalista Richard Casal, torcedor que reside em Catanduva, interior de São Paulo.

Município com aproximadamente 120 mil habitantes, Catanduva conta com duas equipes profissionais de futebol: o Grêmio Catanduvense e o Catanduva Futebol Clube, de apelido “Santo”.

Na cidade, o Flamengo “briga” de igual para igual com Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos. O número de torcedores do time carioca aumentou após a contratação do lateral catanduvense Alex Sandro, que deixou a Itália para jogar no Flamengo. Aleta da seleção brasileira, Alex Sandro começou sua carreira na escolinha de futebol da Prefeitura de Catanduva.

“Não temos como somar o número de flamenguistas, mas sabemos que são muitos. Entre os amigos, sempre juntamos os mais próximos para um churrasco em dias de final”, comentou o professor Gleison Begalli, outro flamenguista doente.

O Flamengo foi campeão da Libertadores no dia 29 de novembro – no sábado, vencendo o Palmeiras por 1×0. Na quarta-feira, 3 de dezembro, conquistou o Campeonato Brasileiro após vencer o Ceará – também por 1×0. O time chegou aos 78 pontos e não pode ser alcançado. Falta, apenas, uma rodada para terminar a competição.

Na final da Libertadores e na rodada 37 do Brasileirão (que deu o título para o Flamengo), os amigos Valdyr Rovina, Gabriel Begalli, Petterson Ferrarezi Dr. Thales Bianchi, Richard Casal, Gleison Begalli, Ruan Pinheiro e Robson Silva reuniram para o tradicional churrasco da vitória.

“Temos uma turma do zap (o aplicativo WhatsApp) somente com torcedores do Flamengo. Esses encontros são agendados e teclados no grupo. É uma turma boa, com amigos que são apaixonados pelo futebol e – principalmente – pelo Flamengo”, completou Richard Casal.

Da redação – Tiago Lotto

Fotos: Divulgação

Arte: Instagram do Flamengo