60+: Atletas do basquete feminino de Catanduva buscam apoio para representar o Brasil no Panamericano de El Salvador 2026
Duas atletas do basquete feminino de Catanduva foram convocadas para integrar a Seleção Brasileira Master que vai representar o Brasil no XIII Campeonato Panamericano de Maxibasquetebol.
Mirlei Dotto e Regina Célia Gomes Domingues da Silva, a Célinha, ambas com 61 anos, fazem parte do grupo que vai para El Salvador. A competição internacional será de 20 de fevereiro a 01 de março de 2026. Mirlei e Célinha são da Categoria 60+ (atletas acima de 60 anos de idade).
Ex-atletas profissionais, Mirlei e Celinha jogaram pelo extinto Clube Recreativo Higienópolis (CRH), na equipe que foi destaque nacional da década de 1980. As atletas e amigas fizeram parte do elenco campeão estadual e brasileiro, com Hortência, Ilza, Cristina, Virgínia, Selma, Ione, Vilma, Regina, Silvia, Sumaia, Salma, entre outras jogadoras renomadas.
Antes, porém, traziam títulos pelo CRH nas categorias de base, sendo campeãs estadual e nacional nas categorias Mini Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil. Foram, ainda, campeãs dos Jogos Regionais e Jogos Abertos por Catanduva.
Além do CRH, Mirlei jogou profissionalmente no Minercal, ao lado das lendas do basquete feminino Branca, Hortência e Joyce. Pela base da seleção brasileira, foi campeã dos Jogos Panamericanos nos Estados Unidos, campeã do Sulamericano na Colômbia, do Mundial na Rússia.
Mirlei parou de jogar na década de 1980 e retornou com 37 anos – como atleta master. Em 2017, passou a disputar Regionais e Estaduais.
Celinha ficou afastada das quadras por 40 anos, retornando em 2023 onde já participou de campeonatos e diversos amistosos, representando o CTC – Clube de Tênis de Catanduva e a equipe de Basquete Master do Paraná.
Mirlei e Celinha pelo time master do Clube de Tênis Catanduva (CTC), participaram do Campeonato Internacional de Clubes de 2023, ocorrido em Santos.
O CTC foi campeão das categorias 50+ e 60+. Em 2025, sagrou-se bi-campeã em Santos, após conquistar o título do Campeonato Internacional de Clubes – categoria 60+.
Mirlei e Celinha também fazem parte da seleção Master 60+ do Paraná e foram convocada para Seleção Brasileira Master 60+, onde participaram do 17º Campeonato Mundial de Maxibasketball da FIMBA em Ticino, Suíça de 27 de Junho a 06 de Julho de 2025.
As atletas agora estão em preparação para disputar o Pan Americano em El Salvador e procurando por patrocínio.
VENDA DE CAMISETAS – Visando angariar recursos para se deslocar até El Salvador, Mirlei e Celinha estão vendendo camisetas da Seleção Brasileira de Basquete Feminino Master. Cada camiseta custa R$ 65,00 e os interessados podem chamar no WhatsApp (17) 99771-5688.
O valor da venda das camisetas será revertido para passagens e hospedagens em El Salvador.
“A venda da camiseta é a nossa esperança para representar o Brasil nos Jogos Panamericanos. Também estamos procurando por patrocinadores e apoiadores, que poderão colocar suas logomarcas em nossos uniformes”, explicou Celinha.
Segue, abaixo, modelos das camisetas que estão a venda.
Da Redação – Universo Esportivo
Foto e imagens: Divulgação


