Aos 38 anos, lateral Bruno Santos concilia carreira de atleta e técnico e conduz o XV de Jaú às oitavas da Copinha
O XV de Jaú vive um momento histórico na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. Um dos principais personagens dessa campanha atende pelo nome de Bruno Santos. Aos 38 anos, o lateral-esquerdo do elenco profissional do clube também é o técnico da equipe Sub-20 na competição, conciliando a rotina de jogador e treinador em um feito – possivelmente – inédito para o futebol brasileiro.
Formado em Educação Física, Bruno segue treinando pela manhã com o elenco profissional do XV, que se prepara para a disputa da Série A3 do Campeonato Paulista. No período da tarde, assume o comando técnico da base, liderando o time que alcançou, pela primeira vez, as oitavas de final da Copinha — a melhor participação da história do clube no torneio.
A transição começou após uma lesão grave no joelho esquerdo sofrida durante a pré-temporada. Bruno rompeu o ligamento do joelho esquerdo, passou por cirurgia e iniciou o processo de recuperação, período em que também se dedicou aos estudos, realizando curso da CBF para formação de treinadores.
Durante a reabilitação, atuou como auxiliar técnico do Sub-20 e, posteriormente, recebeu o convite do presidente Careca Paiva para integrar a comissão técnica da base.
Com a saída do então treinador Isaque Pereira, a diretoria apostou no nome de Bruno Santos para assumir o Sub-20 na Copinha. O convite foi aceito e rapidamente transformado em resultados dentro de campo.
“Estou fazendo essa transição de jogador para treinador e a diretoria me deu liberdade para isso. Estou muito feliz pela experiência na Copinha. É uma experiência absurdamente boa”, destacou Bruno, que segue nas duas funções no time do interior paulista.
COPINHA 2026 – A cidade de Jaú (300 km até São Paulo) é uma das sedes da Copa SP de Futebol Júnior. A campanha do XV de Jaú na competição começou com duas vitórias e uma derrota na fase de grupos.
O Galo da Comarca, como é o apelido do time, venceu Luverdense-MT e Trindade-GO, ambos por 2 a 1, e foi superado pelo Corinthians por 3 a 2, garantindo a segunda colocação do Grupo 8. Na fase eliminatória, a equipe passou pelo Athletic Club-MG nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal, e avançou às oitavas ao vencer o Guarani por 1 a 0.
Nesta sexta-feira (16), o XV de Jaú enfrenta o Ceará, às 20h30, no Estádio Zezinho Magalhães, o Jauzão, em busca de mais um capítulo histórico na Copinha.
OUTRO XV – Antes de acertar com XV de Jaú, Bruno Santos estava no XV de Piracicaba. Agora, além de seguir atuando como atleta profissional, já trilha com consistência o caminho à beira do gramado, mostrando que a transição de carreira pode ser feita dentro do próprio jogo.
Da Redação – Tiago Lotto – Universo Esportivo
Fotos: Instagram do XV de Jaú


