CompetiçõesESPORTES

Em ano de Copa do Mundo, Sesp trabalha com o futebol em várias frentes

De quatro em quatro anos, o futebol vira o centro das atenções no mundo. E em 2026, não será diferente. A Copa acontecerá pela primeira vez em três países: Estados Unidos, México e Canadá. Por aqui, vai ter muita bola rolando dentro do ecossistema da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

A pasta promove a modalidade em vários contextos, desde projetos apoiados por lei de incentivo fiscal até campeonatos para jovens com idade até 17 anos. É futebol para todos os públicos, em todo o estado de SP.

Na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, plataforma de financiamento do Governo do Estado, são 22 projetos sociais em execução que trabalham com o futebol. Destaque para a Escola de Goleiro Camisa 1, em Americana, que se dedica a formar novos craques do gol. Do projeto, já saíram Léo Aragão, atualmente no Cruzeiro, e Daniel Fuzato, do Vasco da Gama.

Programa Talento Esportivo, iniciativa que apoia atletas da base ao alto rendimento, atende hoje em seu catálogo 14 atletas de futebol de campo ativos, entre convencionais e portadores de deficiência.

Tem gol também no calendário esportivo da Sesp. O Campeonato Estadual de Futebol Professor José Astolphi é o único voltado exclusivamente para a modalidade e contempla cinco categorias: sub-11, sub-13 e sub-15 para o masculino, e sub-14 e sub-17 no feminino. Em 2025, a competição aconteceu simultaneamente em quatro municípios – São Manoel, Cajobi, General Salgado e Pacaembu – e reuniu 872 atletas. Além do José Astolphi, os Jogos Abertos do Interior, os Jogos Regionais e os Jogos Abertos da Juventude também têm o futebol em sua grade de programação fixa.

“O futebol é a modalidade que movimenta as massas e da qual somos modelo de excelência para o resto do mundo. A Sesp contribui para esse movimento com suas ações e programas, e em 2026 não será diferente. Seguiremos trabalhando arduamente para levar a prática do futebol, recreativo e de alto rendimento, aos mais diversos cantos do nosso estado”, afirma a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis.

Por fim, a Sesp inaugurou desde janeiro de 2023 mais de 100 arenas lazer, equipamento composto por um campo de futebol society conjugado a uma quadra de basquete 3×3, e três campos de futebol, em um investimento que superou os R$ 100 milhões.

Da Redação – Universo Esportivo

Texto da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo

Foto: Escola de Goleiros Camisa 1