Em ano de Copa do Mundo, Sesp trabalha com o futebol em várias frentes
De quatro em quatro anos, o futebol vira o centro das atenções no mundo. E em 2026, não será diferente. A Copa acontecerá pela primeira vez em três países: Estados Unidos, México e Canadá. Por aqui, vai ter muita bola rolando dentro do ecossistema da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.
A pasta promove a modalidade em vários contextos, desde projetos apoiados por lei de incentivo fiscal até campeonatos para jovens com idade até 17 anos. É futebol para todos os públicos, em todo o estado de SP.
Na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, plataforma de financiamento do Governo do Estado, são 22 projetos sociais em execução que trabalham com o futebol. Destaque para a Escola de Goleiro Camisa 1, em Americana, que se dedica a formar novos craques do gol. Do projeto, já saíram Léo Aragão, atualmente no Cruzeiro, e Daniel Fuzato, do Vasco da Gama.
O Programa Talento Esportivo, iniciativa que apoia atletas da base ao alto rendimento, atende hoje em seu catálogo 14 atletas de futebol de campo ativos, entre convencionais e portadores de deficiência.
Tem gol também no calendário esportivo da Sesp. O Campeonato Estadual de Futebol Professor José Astolphi é o único voltado exclusivamente para a modalidade e contempla cinco categorias: sub-11, sub-13 e sub-15 para o masculino, e sub-14 e sub-17 no feminino. Em 2025, a competição aconteceu simultaneamente em quatro municípios – São Manoel, Cajobi, General Salgado e Pacaembu – e reuniu 872 atletas. Além do José Astolphi, os Jogos Abertos do Interior, os Jogos Regionais e os Jogos Abertos da Juventude também têm o futebol em sua grade de programação fixa.
“O futebol é a modalidade que movimenta as massas e da qual somos modelo de excelência para o resto do mundo. A Sesp contribui para esse movimento com suas ações e programas, e em 2026 não será diferente. Seguiremos trabalhando arduamente para levar a prática do futebol, recreativo e de alto rendimento, aos mais diversos cantos do nosso estado”, afirma a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis.
Por fim, a Sesp inaugurou desde janeiro de 2023 mais de 100 arenas lazer, equipamento composto por um campo de futebol society conjugado a uma quadra de basquete 3×3, e três campos de futebol, em um investimento que superou os R$ 100 milhões.
Da Redação – Universo Esportivo
Texto da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo
Foto: Escola de Goleiros Camisa 1
